topo_site_massas

Afinal, qual é a origem da Massa?

A origem da massa ainda é discutível nos dias atuais, devido ao fato de que a palavra “massa” corresponde, em termos gerais, a uma mistura de farinha de cereais e água.

Contudo, muitos povos preparavam esta mistura como alimento desde a antiguidade, utilizando-se de diversas receitas, formas de preparo e de conservação.

A palavra massa refere-se não só à típica macarronada, como também a todos os demais pratos que possuem a mesma composição básica do macarrão, como a lasanha, nhoque e canelone.

Alguns estudos apontam a origem do macarrão:

1° corrente: O macarrão surgiu na China, tendo sido levado para o ocidente, especificamente para a Itália, por Marco Pólo, por volta do ano de 1295.

2° corrente: Outra corrente indica que as massas chegaram à Itália pelas mãos dos árabes que estiveram na região da Sicília durante a Idade Média.

3° corrente: Essa corrente indica que esta não foi a primeira vez que a Itália tomou conhecimento da massa, pois se descobriu que em 1279, em Gênova, no inventário de Ponzio Bastone, existiam massas denominadas de “Maccherone” sendo, pela descrição, o prato que melhor se parece com a nossa massa atualmente consumida.

A versão histórica que indica que a massa possui origem árabe é a mais aceita, fundamentada no fato histórico de que os árabes introduziram a massa na cultura italiana em meados do Século IX, com sua passagem pela Sicília.

Os chineses conheciam as massas há muito tempo, existindo referências ao prato desde o primeiro século depois de Cristo. Na Itália, por sua vez, a primeira citação sobre uma massa surgiu em uma poesia de Jacopone di Todi, no século XIII que se referia especificamente à lasanha.

A Itália é a maior referência em termos de preparo e de consumo de massas no mundo. A divulgação deste prato foi feita através dos italianos ou dos milhares de turistas que visitam o país diariamente. No Brasil, a massa foi incorporada ao cardápio justamente com a chegada dos imigrantes italianos ao nosso país. Desde então, por sua facilidade de preparo, a massa se popularizou e hoje está presente no mundo inteiro e nas mesas de todos os brasileiros que a apreciam.

E você, sabe de mais alguma?

Se bater aquela vontade de comer uma massinha, é só colar aqui no Café Donuts!