30 Curiosidades sobre o Café – Parte 1

Ele participou da mesa dos maiores intelectuais do mundo, já foi santificado e demonizado por líderes religiosos e motivo de separação entre casais. Conheça o café, produto indispensável à mesa de praticamente todo brasileiro.

Então pegue sua xícara de café e vejamos algumas curiosidades sobre o Ouro Preto do Brasil.

1- O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.

2- Seu cultivo ocorre em países quentes da America, Ásia e África.

3- A origem da palavra café produz algumas divergências. Alguns historiadores acreditam que tenha surgido de Kaffa, suposto local de origem da planta, outros sustentam que o termo provém da palavra árabe qahwa  que significa vinho.

4- Trata-se do segundo elemento mais comercializado do mundo. O petróleo é o primeiro.

5- Seu nome cientifico é Coffea Arabica.

6- Foi descoberta por volta de 525 no interior da Etiópia. Sendo a primeira referencia sobre seu uso comestível datado de 575 nos manuscritos do Iêmen que falam acerca da lenda de Kaldi, onde um pastor notara que suas ovelhas ficaram mais espertas depois que consumiram a estranha planta.

7- Os etíopes se alimentavam de sua polpa doce, por vezes macerada, ou misturada em banha, para refeição. Seu suco também poderia ser fermentado para ser transformado em bebida alcoólica.

8- O café foi incluído na legislação Turca onde as esposas poderiam pedir divorcio caso os maridos não provessem a casa de uma cota especifica do produto.

9- Chegou a ser proibido em Meca pelo governado Khair Begem 1511, Murad III (1574-1595) e pelo sultão Murad III (1574-1595) que o considerou “bebida do diabo”. A igreja católica também o demonizou por ser oriundo do lado pagão do mundo, o Oriente.

10- Foi santificado pelo papa Clemente VIII que propôs batizar a bebida para torná-la cristã…é serio, de verdade!

11- As primeiras mudas da Europa foram conquistadas pela Holanda em 1616.

12- O café tornou-se requinte nas mesas palacianas após o embaixador turco Suleiman Aga ter presenteado Luís XIV rei da França com grãos de café.

13-
O café no Brasil era servido com bolos de fubá, broinhas, polvilho ou bolinhos de tapiocas.

14- No inicio o tradicional café com leite e pão com manteiga era garantido apenas para quem tinha grana suficiente para pagar o preço do trigo e da manteiga.

15- Desde sua origem, no Oriente, sempre existiram casas especializadas em servir a bebida.